* notas:
- O FARANI CINCO TRÊS surgiu através da oficina orientada pelo poeta Chacal, na Biblioteca de Botafogo. Parceria da SMC RJ. Iniciada em Abril de 2011.
- O Farani Cinco Tres participa do projeto FORA DE ÁREA, em parceria com a rede NORTE COMUM, e realização do SESC Rio! As oficinas de jogos poéticos do FORA DE ÁREA acontecem todas as quintas feiras, às 18h30. Na biblioteca do SESC TIJUCA. É de graça, é só chegar. Recomeça em abril de 2013. É só chegar!
- O próximo CEP20000 será na última semana do mês. No Espaço Sérgio Porto [Rua Humaitá, 163 / fundos – 2535 3846]. Sob a coordenação do poeta Chacal, poesia, música, cinema e muito mais. Só vendo, indo, vivendo. O FARANI CINCO TRES também está por lá!

- FARANIS livros!
#JOSE HENRIQUE CALAZANS relançou seu livro, em versão ampliada - com poemas novos: QUEM VAI LER ESSA MERDA? no Sarará, o sarau, que acontece no Spa Cultural PAz, no Catete, dia 12 de outubro - das crianças!
#ALICE SOUTO lançou seu fanzine POESIA AUTO-SUSTENTÁVEL, em versão bilingue, na FLIP2012 em Paraty.
#
FELIZPE FRUTOSE lançou seu FRUTA AFRODISIACA (amostra grátis) no dia 23 de março de 2012! lançamento virtual já com mais de 500 visualizações! PARABÉNS, FELIZPE! Para ler, CLIQue aQui!
#SILVIA CASTRO lançou o seu PRIMEIRO, em dezembro de 2011, também online. Quer ler? CliQue AQui!
#CESAR GOMES
lançou também o seu Livro 22, em novembro de 2011, que pode ser lido AQui!
#ANA SCHLIMOVICH também lançou o seu ANAFENIX, em dezembro de 2011! poemas e fotos de las anas: AqUi!


quinta-feira, 5 de maio de 2011

quinta, 05 / 05

encontro atípico. não houve a roda de leitura. exercitamos campo semântico e campo fonético. uma palavra pra cada e exercício em sala. algumas ótimas leituras como a da sílvia e do turiba e as experiências sonoras e um princípio de performance da liv e da carol. os textos continuam pingando e a qualidade está muito boa. ficou combinado de tentarmos um encontro extra num sábado (não posso dia 14), na biblioteca ou no stúdio da lúcia para exercitar um pouco a voz. e pensar na apresentação ao vivo do poema. a turma está bem motivada. o blog tb vai ajudar. postem e comentem os poemas.

para os textos a serem escritos agora, manter os poemas kodak, mas introduzindo sonoridades. rimas (toantes de preferência / as que rimam apenas por uma letra da sílaba final ou pela vogal tônica), aliterações, onomatopéias canto, etc, etc. diferente dos poemas kodaks, que vemos apenas com os olhos da mente, a melopéia, ou poemas sonoros são percepções físicas, rítmo e barulhinho no ouvido.

é importante a leitura em voz alta do poema. repitam várias vezes o poema. como um mantra q vcs inventaram. é bom que ajuda a decorar e podem criar pausas e dar mais vida ao poema. o que é bom tb para os poemas kodaks, mas q nas melopéias é fundamental. outro recurso é gravarem e ficarem ouvindo várias vezes. e quem tiver a manha, gravar e enviar pra turma em mp3. vamos nessa que tá bom à bessa. até quinta.

2 comentários:

las anas disse...

Valeu pelo resumo do encontro Chacal!

sonoridade...

criatividade é liberadora de verdade!

G. disse...

Ótimo conseguir ler sobre o encontro de 05/05. Infelizmente não consegui chegar.

A oficina vai dar samba...